quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Retrato de um país em 10 imagens (não recomendado a pessoas sensíveis)


O retrato completo está no Anuário 2013 do INE (completo aqui), partes seleccionadas mais ou menos ao calhas ficam já aqui. 10 imagens para perceber melhor Portugal:

1) Somos cada vez menos activos e nem tudo isto é demográfico



2) Temos a geração mais qualificada de sempre, de sempre. Saberemos não a desperdiçar?



3)  Não, ainda não estamos a criar emprego. E sim, estes números são mais significativos do que a estatística do desemprego, demasiado "trabalhada". O pouco emprego que se cria é precário e mesmo assim não compensa quebra do emprego não precário. Já se intuia, mas agora sabe-se:


 
4) E, com alguma surpresa, essa pequena criação é na faixa etária mais elevada. Os jovens qualificados ficam de fora. Não é propriamente sustentável a prazo:

 

5)  Quando nos íamos aproximar da média Europeia em termos de igualdade na distribuição de rendimentos, comecámos a divergir. E sem sinais de retomar a convergência:



6) Temos menos transferências sociais do que a média da UE, ou seja, eles têm mais estado social que nós:



7) Somos um país de pequenas, micro e nano empresas como dizia o outro. É por isso que reduzir o IRC serve de pouco para a esmagadora maioria das empresas (mais de 95%):



8) O que falhou na austeridade? Tudo. A austeridade não funciona porque o que ganhámos em exportações mais do que perdemos em consumo interno e o PIB afundou mais de 6%



9)  Defina brutal aumento de impostos? É fácil:




10) Há alguma despesa do Estado a subir? Há, os juros: